5 dicas para cultivar amor próprio

Oi meus amores, olha só quem voltou para o Blog! Isso mesmo! Após uma revolução pessoal resolvi que era hora de compartilhar com você um pouco sobre o que aprendi nos últimos 6 meses da minha vida: como cultivar o amor próprio.


Autoconhecimento
O primeiro passo para cultivar o amor próprio é se conhecer, o autoconhecimento é fundamental para entender tudo que você tem dentro do seu coração e a pessoa maravilhosa que é. Escute o que o seu coração pede, preste atenção nos seus hábitos e o modo como exerce cada tarefa rotineira, esses pequenos gestos ajudam a entender quem é você, quais são seus defeitos, suas qualidades e como equilibra-los. Na minha opinião, é uma das práticas que mais requerem tempo e dedicação, uma boa solução é fazer um diário transformando então pequenos gestos em palavras e assim entendendo de modo concreto o que acontece dentro de você.
Opinião alheia
A opinião alheia é uma das principais vilãs do amor próprio, então desapegue de tudo que não seja conclusão do seu autoconhecimento. As pessoas em modo geral não conhecem você e sua história , não sabem da sua luta diária então não deixe um simples comentário infeliz atrapalhar seu dia, ignore e estampe um sorriso em seu rosto! 
Pessoas tóxicas
Você vive com pessoas tóxicas o tempo todo, seja no seu trabalho, na sua escola, faculdade ou no ambiente famíliar. Essas pessoas podem exalar algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia-a-dia. A solução para não ser é evitar contato ou até cortar laços por proteção. Pessoas tóxicas carregam o oposto que uma pessoa que está cultivando amor próprio procura: inveja, arrogância, mentira, pensamentos negativos, ganância, julgamentos, fofocas e falta de caráter.  

Perdoe a si mesmo
Em diversos momentos da vida nos deparamos com situações que nos machucam e magoam, e em algumas situações carregamos uma culpa eternamente junto de sentimentos ruins. Desapegar destas mágoas é um processo necessário para se libertar e assim ter um contato maior com você mesma.                                                                    
Permita-se
Vivemos, muitas vezes, presos em costumes e regras de comportamento que nos distanciam cada vez mais da liberdade necessária para viver bem e se amar mais. Acumulamos estresse desnecessário, medo de opiniões e julgamentos, nos preocupamos demais com besteiras e acabamos deixando de lado nossos desejos. O autoconhecimento é um processo constante e com isso sempre vai descobrir suas vontades e gostos, então a melhor forma de se permitir é ser o que você quiser, quando quiser, do modo e onde quiser. Faça o que tiver vontade, alimente-se de atitudes que podem mudar seu dia. Dance, cante, vá em uma festa, tire um dia de folga, relaxe. Faça algo que nunca imaginou que faria, descubra novas sensações, sabores e sentimentos. Permita-se.

Foram diversas experiências que me fizeram perceber o quanto essas 5 dicas eram essências em um processo de conhecimento e cultivo do amor próprio, preciso ressaltar que é um processo continuo e árduo. Levei quase 4 anos da minha vida para conseguir me aceitar e cultivar esse sentimento tão lindo! Tenho certeza que você vai conseguir, mas vamos começar nos amando hoje? Já ignorou alguma bobagem que alguém falou ou simplesmente olhou no espelho e viu como você é linda(o)?

Similar Posts