| | | |

12 Formas de se Manter Acordado na Aula (e no Trabalho!)

Tá dificil manter os olhosT olhos abertos durante a aula, mesmo depois de uma boa noite de descanso? Você se pega piscando de sono incontrolavelmente? Não se preocupe, isso não é sinal de narcolepsia (aquela doença do sono sabe?). Você é alguém com sono acumulado!

Essas 12 dicas vão salvar você dos micos de dormir em público. Vale adaptar as dicas a rotina do escritório também!

1. Chuveiro antes de sair.
Eu sei que dormir 10 minutinhos a mais são maravilhosos. Mas acredite, sair da cama e entrar no chuveiro vão te fazer a-c-o-r-d-a-r para ter um dia produtivo. E claro, vale lembrar que gente cheirosinha é o que há!

2. Leve uma garrafa d’água.
Beba muito líquido. Permanecer hidratado é um fator chave para ficar acordado. Tente colocar gelo em sua garrafa de água; A água fria irá mantê-lo animado e alerta.
Sei que esse passo é bem chatinho no começo e que você te que se forçar a fazer. Depois que pegar o jeito, não vai desgrudar da água. Dica extra: copos e garrafinhas fofos/decorados são os melhores para te ajudar na missão.

3. Sente-se na frente. 
Okay, sou nerdizinha e sempre sentei na frente, mas se você não gosta, apenas evite o fundão viu? Quanto mais perto você estiver do professor, menor a probabilidade de você adormecer devido ao volume e a própria vergonha de pagar mico cochilando na cara dura haha

4. Sente-se corretamente. 
Eu sei que ter postura, sentando com as costas eretas e pé no chão é algo bem chato, mas quanto mais reto você estiver na cadeira (e menos ‘confortável’), maior será seu foco. Fazer movimentos de rotação de ombros e pescoço regularmente também ajudam a manter-se sentadinho corretamente, aliviando o estresse desnecessário dos músculos – que ficam tenso quando você não está confortável.

5. Interaja. 
Mas não vale ser o mais falante da sala e atrapalhar a aula viu? Dê preferencia a interagir com o professor, faça perguntas pertinentes. Se forçar a ficar atento e criar perguntas difíceis te manterá de olhos abertos.

6. Coma um lanchinho. 
Levar frutas e barrinhas de cereais são a melhor opção. Vale lembrar que o açúcar natural das frutas, como a maça, vai te ajudar a diminuir a fadiga.

7. Faça anotações. 
Quando sua mente desvaneia, o sono chega. Tomar notas é uma maneira de focar. Sou do tipo que ama papel e caneta, mas vale também anotações em nootbook; anotando tudo ajudará a manter seu corpo ativo, sua mente focada no assunto e suas notas a melhorarem no fim do semestre.

8. Vá ao banheiro. 
Sabe aquela história de você querer passear fora da sala? Uma viagem até o banheiro irá te tirar da sonolência. O processo de caminhar vai fazer o sangue circular novamente. E não se esqueça de se esticar enquanto você está no corredor.


9. Tire seus casacos. 
Quanto mais calor, mais mole nosso corpo fica. Se sua sala estiver quente, você estará mais propenso a adormecer. Então, tire o casaco, abra uma janela, ou inicie a briga pela temperatura do ar condicionado! haha

10. Masque chiclete. 
Mascar é um ato repetitivo que mantém o sangue fluindo e tira sua mente do cansaço. Mas prefira os sem açúcar tá? Seu dentista agradece! haha

11. Use colírios. 
Existem os que são apenas ‘falsas lágrimas’, que são desenvolvidos para limpar/molhar os olhos. É difícil ficar de olhos arregalados quando eles estão secos e irritados por falta de sono ou por ficar muito tempo em frente a uma tela branca (computador/tablet/celular). Com algumas gotinhas de colírio você vai refrescar seus olhos e evitar coça-los/ piscá-los.

12. Puxe os lóbulos das orelhas. 
Irônicamente eu sempre tive mania disso, mesmo sem saber o porque raios funcionava, hoje sei que mesmo parecendo estranho é um dos pontos de acupuntura na orelha, e é uma maneira infalível para permanecer acordado.

As dicas foram úteis pra você? 
Você sabe de alguma outra dica que não falei aqui? 
Me conta tudo nos comentários!

Similar Posts