| | | |

Dia Nacional do Livro Infantil

Oi oi! Tudo bom?

Hoje vim aqui falar sobre essa data tão importante para mim: o Dia Nacional do Livro Infantil. Essa data é comemorada no dia 18/04, data escolhida por ser o aniversário do grande escritor, Monteiro Lobato. Por que essa data é tão importante para mim? Pois ela reflete o quanto a literatura é essencial desde quando se é criança.

Eu me identifico muito com essa comemoração, pois comecei a me interessar pelos livros desde criança, devido aos contos de fada, e depois foi só crescendo esse amor. Minha mãe me contava histórias, e eu a partir daí tomei gosto.

Isso me leva a refletir o quanto realmente estamos incentivando a leitura nos nossos pequenos. Acho que isso hoje é inclusive um desafio, devido à tantas tecnologias com as quais nos deparamos todos os dias e que evoluem rápida e constantemente.

Eu me apaixonei pelos contos de fada. Que tal apresentar livros que possam encantar o seu pequeno ou sua pequena? Que tal pensar no gosto dessa criança e buscar algo que o interesse em meio aos livros? Penso que essa é uma boa tática, pois quando nos identificamos com os livros é que passamos a realmente gostar. É assim que encontramos o “nosso livro” que nos levará para o mundo da literatura. Já disse aqui e repito: acredito que quem diz não gostar de ler apenas não encontrou o livro certo.

Os adultos que convivem com os pequenos devem também buscar incentivar a leitura utilizando-se de atitudes exemplares. Se uma crianças vê um adulto lendo isso servirá de incentivo para que ela tenha curiosidade sobre a leitura. Crianças são formadas através de exemplos também, então mostre a elas que também lê e gosta disso, e desenvolverá esse hábito na criança.

Fica a dica para você que convive com alguma criança, ou que talvez se interesse em fazer algum projeto social que incentive a leitura: LEIA PARA UMA CRIANÇA! Não só nessa data comemorativa, mas todos os dias. Termino com uma frase do digníssimo poeta Mario Quintana, que resume tudo muito bem: ” Livros são mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.”

Eu espero que tenha gostado!

Um beijo e até a próxima!

Gabi Barbosa

Similar Posts