| | | | | | | | | |

Pele de pêssego: pra quê serve cada argila

Oi gente!

As argilas fazem parte de tratamentos estéticos e medicinais por suas propriedades regeneradoras e calmantes. Os egípicios utilizavam no processo de mumificação, enquanto os gregos serviam argila quente para auxiliar no combate às dores reumáticas. 
As máscaras faciais ou corporais são conhecidas como Argiloterapia ou Geoterapia, ajudando na eliminação de toxinas e regeneração da pele. A razão de toda essa maravilha é a composição da argila, que tem magnésio, zinco, ferro, cobre e titânio que contribuem para a reconstrução dos tecidos e reprodução celular.
Não sei se você sabe, mas dá pra ir além e usar no cabelo. Em entrevista ao portal A Revista da Mulher, a fisioterapeuta dermatofuncional Gilsa Carmo dos Santos comentou que “seus componentes são ideais para absorver as toxinas nocivas para o organismo, sendo antimicrobiana e antisséptica. Existem diversos tipos de argila, cada um de uma cor e benefícios diferentes”. 
Mas qual é o ideal para o que estou buscando? Dá uma olhadinha aqui na lista abaixo e veja qual se encaixa melhor nas suas necessidades.
Gente, atenção: não é qualquer barro por aí que pode ser chamado de argila! Existem várias opções para serem adquiridas em farmácias e lojas de produtos de beleza. Se quiserem, depois faço um post dedicado à marcas que uso e gosto. E sempre procure a opinião da sua dermatologista antes de usar um produto.
Verde
É a mais indicada para pele com acne e possui ação antiinflamatória e pH neutro. Também atua na regulação da glândula sebácea, o que provoca efeitos adstringentes – por isso não deve ser usada por pessoas com a pele seca –  e promove uma suave esfoliação na região aplicada.  Se você busca por uma desintoxicação, a argila verde conseguirá ajudar.
Branca
Sua pele é sensível e desidratada? A argila branca contém maior percentual de alumínio e silício quando comparada com as demais, além de ter pH bem próximo ao da pele. Além disso, ajuda no clareamento da derme e na absorve a oleosidade sem desidratar. Pode ser utilizada por todos os tipos de pele.
Preta
Se assim como eu, você também já pensa nos cuidados para a pele não envelhecer tão rapidamente, essa é a ideal. Também chamada de “lama vulcânica”, tem ação antiinflamatória, antiestresse e confere um efeito tensor por ser um potente rejuvenescedor. Também não possui restrições de tipos de pele.
Marrom
É eficaz contra a acne e também ajuda no rejuvenescimento da pele ao atuar como desinfiltrante, adstringente e desintoxicante. Como se não bastasse, a argila marrom tem elevado teor de silício, alumínio e titânio, estimulando a circulação local (que ajuda na revitalização das nossas peles de pêssego).
Vermelha
Excelente para a prevenção do envelhecimento da pele, ajuda a reduzir medidas e age como anti-estresse. É rica em óxido de ferro, cobre e silício e tem capacidade de acelerar o metabolismo local, estimulando a circulação sanguínea e dando aquela sensação de pele mais firme. É indicada para pessoas sensíveis ao sol, mas seu uso não é restringido a esse grupo.
E aí, gostaram? Quais você mais gosta de usar? Comente aqui ou interage comigo lá no @isabelamoreno_

Similar Posts